A Associação tem como fim incentivar e estimular o interesse pela região onde se insere, ajudando a procurar novas formas de comunicação com os visitantes e a população local de forma sustentável, criando novas ideias e linhas de acção para uma constante revitalização dos espaços rurais. Promover uma estreita cooperação e colaboração com as entidades públicas e privadas da região, promovendo a preservação, valorização e divulgação do ambiente natural, dinamizando o vasto património existente.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Magusto - Como foi!!!
Para estreia estivemos bastante bem, com algum trabalho mas acompanhado de muita animação.
Começamos por ir recolher sementes para o Projecto Criar Bosques. Éramos 22 pessoas que pela zona da Lapa dos Dinheiros recolhemos sementes, e desfrutamos de uma paisagem linda, com estes tons típicos de Outono.
Apreciar uma linda cascata e entrar numa gruta foi um dos pontos marcantes para muitos dos que estávamos presentes, nomeadamente um grupo de estudantes de Coimbra e outros de Lisboa.
Passada a parte da educação ambiental, uma das nossas maiores apostas, seguimos para Vasco Esteves de Cima onde decorreu o Magusto.
Foi um Magusto bem composto de pessoas e bem animado. Estiveram presentes aproximadamente 50 cidadãos, em que entre carnes, caldo verde e finalizado com as castanhas e a jeropiga foi sem dúvida uma tarde e noite bem passada.
Para primeira actividade fazemos um balanço bem positivo…ficando já a pensar-se e preparar-se as próximas.
Contando com cada vez mais adesão por parte das populações locais bem como visitantes.
A todos aqueles que colaboraram e participaram connosco, como o Centro Cultural e Recreativo de Vasco Esteves de Cima e cidadãos em geral um muito obrigado.
O Presidente da Direcção
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Magusto "Passagem Secreta"

Magusto “Passagem Secreta”
Aqui está a nossa primeira actividade, de cariz cultural, a relembrar os velhos tempos em que se juntavam, por alturas do São Martinho, os populares em cada aldeia da freguesia e faziam grandes magustos. Nada mais nada menos que assarem as castanhas, fruto de uma das árvores que por aqui existem e que servia de motivo para grandes convívios.
Nesse sentido pretendemos relembrar esta antiga tradição, trazendo-lhe uma roupagem moderna, mas em que o convívio e as saborosas castanhas não iram faltar…assim como jeropiga para os apreciadores.
Mas não só, porque temos também uma enorme preocupação ambiental, associamos-nos ao "Projecto Criar Bosques "da Quercus, colaborando com eles através do Núcleo Regional da Guarda, em que na tarde do dia 14 iremos fazer recolha de sementes para esse mesmo projecto...não deixem mesmo de participar
Por isso junte-se a nós neste nosso…vosso convívio!