domingo, 27 de maio de 2012

Jornadas de Animação: A IMPORTÂNCIA DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA PARA OS TERRITÓRIOS DA SERRA DA ESTRELA"


28 e 29 de Maio de 2012 na ESTG/IPG

A diversidade da oferta mundial vem proporcionando, faz com que as pessoas deixem de encarar uma proposta comum como um investimento aliciante. Para ir ao encontro deste público insatisfeito, urge reinventar, diversificar, ir além do sol e praia. Os novos desafios são os bens culturais, de interesse histórico, arqueológico e arquitetónicos. 

Ao longo dos últimos anos, a experiência turística deixou de se basear na passividade e deu lugar à ação e à participação dos turistas, que assim vão interagir em maior grau com o meio envolvente. Os turistas são cada vez mais exigentes na sua procura por experiências diferentes e únicas. A Animação Turística surge assim no setor turismo pelo surgimento/ despertar do perfil do novo turista, cada vez mais exigente e mais ativo, que obriga a reinventar a forma como "apresentamos o turismo nacional." Surgem assim cada vez mais atividades de animação dentro do espaço de lazer, criando um novo conceito de turismo ativo.

Neste contexto a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, vai levar a cabo as Jornadas de Animação, intituladas a IMPORTÂNCIA DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA PARA OS TERRITÓRIOS DA SERRA DA ESTRELA" nos dias 28 e 29 de Maio de 2012 Esta iniciativa tem como principais objetivos: Esclarecer a aplicação dos procedimentos administrativos para o Pedido de Declaração de Interesse para o Turismo; Orientar a criação de empresas de animação turística; Criar cenários de discussão sobre o novo perfil do Animador Turístico ; Refletir sobre os desafios que se colocam às EAT e Informar sobre a atividade da Animação Turística na região Centro; 

Esta atividade contará ainda com uma vertente mais prática, nomeadamente um Workshop de gastronomia, que pretende alertar os participantes para a importância da Gastronomia com o vetor da animação turística. Por volta das 21h30 os alunos da ESTH irão levar a cabo um percurso pedestre ao longo do centro histórico de Seia, uma iniciativa que pretende conjugar as diferentes artes, com o objetivo de estimular e dando um significado único e diferente a este espaço. Uma iniciativa que se vale de uma variedade de meios e matérias, como a música, a pintura, o teatro, entre outras.

Uma atividade organizada pelos alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Animação Turística. As inscrições para esta ação deverão ser efetuadas na secretaria ESTH/IPG ou para o correio eletrónico:(cet_gat_2012@hotmail.com)

Programa: 


9h30 - Recepção e entrega da documentação

10h00 - Sessão de abertura

Representante Turismo Centro

Representante da ESTH ou IPG

Representante do Município de Seia

10h30 - A animação turística: natureza, conceitos e vertentes - APECATE

11h00 Profissionais do Turismo: O perfil do administrador - APTP - DR. Paulo Vaz

11h30 Coffee-break 

11h45 - A animação turística em Turismo de Aventura - Promóbidos - Aquilino Gamboa

12h15 - Animação e os eventos em Óbidos - Empresa Municipal de Óbidos

13h00 - Almoço 

O empreendimento da animação turística 

14h30 - A animação Turística  e as empresas - Turismo de Portugal

15h00 - Declaração de Interesse para o Turismo - Procedimentos administrativos - Turismo de Portugal

15h30 - A animação turística nos centros históricos - Doutor Moutinho Borges - ESTH/IPG

16h00 - A animação turística em sítios Património da Humanidade - Fundação Guimarães

16h30 - Animação em espaços naturais - Bird & Nature 

17h00 - Debate 

17h30 - Encerramento 

19h00 - A Gastronomia como vetor de  animação turística  - degustação gastrómica (sujeito a pagamento de 5 euros)

21h30 - À DESCOBERTA DO CENTRO HISTÓRICO DE Seia. 

sábado, 19 de maio de 2012

Informação aos Sócios e Amigos

Caríssimos Sócios e amigos, 

Depois de um período de ausência de actividades e iniciativas irão surgir brevemente novidades de mais uma iniciativa da nossa Associação.

Estejam atentos aqui ao Blogue e ao nosso facebook.

Cumprimenta,
O Presidente da Direcção
Tiago Antunes Da Silva

quarta-feira, 2 de maio de 2012


TRILHOS de IDEIAS - MANTEIGAS

A Caminhada de Montanha Trilhos de Ideias deste fim-de-semana é a caminhada ideal para aqueles que querem conhecer ao máximo a nossa Serra num curto de espaço de tempo. 

Nesta actividade levamo-lo a conhecer as belas paisagens longe das estradas de alcatrão. Passaremos pelo Cântaro Gordo e a sua Lagoa, pelo magnífico Vale da Candeeira e a Lagoa do Pachão (Peixão ou Paixão) e no final pode observar todo o percurso desde o Poio dos Cães.




Imagem intercalada 1 


Veja aqui mais fotos sobre as fantásticas paisagens que podem encontrar se seguirem o nosso Trilho! 

Saibam tudo no nosso blog: