11
e 12 de Fevereiro
O Núcleo da
Guarda da Quercus organiza, no fim de semana de 11 e 12 de Fevereiro, o Curso
de Formação para Educador Ambiental, que fornecerá conteúdos teóricos e
metodologias práticas sobre o que é ser, hoje em dia e à luz das necessidades
das sociedades actuais, um educador ambiental.
Aquele que se
intitula de Educador Ambiental assume uma importância de extrema relevância, a
nível de preparação, comunicação e divulgação através de
“campanhas/investigação” integradas no âmbito da informação e divulgação
ambiental.
De acordo com a Comissão Europeia, existe um
crescente no recrutamento de educadores ambientais por entidades e empresas
privadas de diferentes áreas conscientes de que "a promoção da educação e
da formação para apoiar a implementação de novas tecnologias e práticas laborais"
passa cada vez mais por uma compatibilidade equilibrada com o ambiente,
correspondendo às exigências de mercado e consumo de um modo cada vez mais
sustentado em que se exige uma reorganização e estruturação dementalidade na
adopção de um comportamento ambientalmente consciente.
A Educação
Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de Abril de 1999, é um componente
essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os
níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal.
Por seu
caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo a Educação
Ambiental pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a
permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o
envolvimento dos educandos em ações concretas de transformação desta realidade.
Para
realmente abordar estes princípios e atingir seus objetivos a Educação
ambiental precisa de uma ampla gama de métodos e do preparo dos educadores
neste sentido.
Curso,
através de um processo participativo, o grupo tem a oportunidade de vivenciar
metodologias utilizadas em Educação Ambiental, como dinâmicas de grupo, jogos
cooperativos, arte-educação, visualização criativa, atividades práticas, de
sensibilização e de integração.
Através destas vivências se realiza, de forma
dinâmica, a refleção e a construção coletiva das bases do processo educativo
ambiental.
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