quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ascensão do Vale de Loriga

A Serra da Estrela detém o título da elevação mais alta de Portugal Continental. Durante milhares de anos a acção do gelo e dos glaciares moldaram a sua paisagem e morfologia. Destes aspectos mais significativos destacam-se os vales glaciares, por onde deslizaram imensas massas de gelo que deram forma a estes vales característicos.

A melhor forma de apreciarmos estes caprichos da natureza é percorrendo a pé estas paisagens. A Ascenção do Vale de Loriga é a nossa proposta mais exigente na Serra da Estrela. Um percurso de 11km que apresenta um desnível de quase 1200 metros, sempre a subir.

Um trilho de montanha, bem marcado e frequentado pelos pastores e rebanhos de Loriga, vai-nos adentrando no vale. A paisagem monumental amplia-se e apercebemo-nos pouco a pouco da dimensão do glaciar que esteve envolvido na formação desta paisagem.

Atravessamos vários covões ao longo da subida. Covão da Areia, Covão da Nave, Covão do Meio, Covão do Boieiro. E contornamos ainda a Barragem do Covão do Meio e a Lagoa do Covão das Quelhas.



Ao longo do itinerário, ficará a conhecer alguns dos mais importantes e ricos habitats, animais e plantas únicos e que caracterizam o andar superior desta montanha. Um patamar com características subalpinas, onde a vegetação pouco mais é que arbustos rasteiros e herbáceas, formando zonas arbustivas intercaladas com os prados de altitude, os cervunais húmidos, os charcos e lagoas naturais de origem glaciar e a presença constante do granito.

FICHA TÉCNICA
Duração: 5h a 8h (varia com as condições climatéricas, nº de participantes, etc.)
Distância: 11km
Tipologia: linear
Dificuldade: Elevada.
Início e final de percurso: Loriga - Torre
Diferença altitudinal ou desnível: 1193m (cota mínima – 800m; cota máxima - 1993).

Preço p/pax: 15€ (Inclui o acompanhamento por guia, seguro de acidentes pessoais e o IVA)
Hora e ponto de encontro: 9h30, na Torre.

Mais informações:

Faça a sua inscrição através do telefone ou email :
924433370 rotaseraizes@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário